Será que todo o avanço técnico dos meios de comunicação colaborou para o engrandecimento espiritual do homem?
Depois que os meios de comunicação explodiram, nas últimas décadas, os profetas de um mundo novo prometerem grandes mudanças, por obra e graça da informação. Feito em primeiro balanço, é fácil verificar que nada mudou basicamente, e os que continuam esperando a salvação pela comunicação têm pela frente toda a eternidade para aguardar. E o milagre não aconteceu simplesmente porque as mudanças foram de ordem quantitativa, não qualitativa. Assim, a "aldeia global" não parece ter alterado o homem, nem mesmo tocado um fio de seus cabelos. Ele é o mesmo de ontem, anterior a Gutemberg e ao telégrafo, e as novidades - milhares de informações por hora, milhões de imagens por dia, centenas de palavras por minuto - não o fizeram melhor nem pior.
Internet: veículo de comunicação capaz de levar informação à qualquer pessoa e em qualquer lugar do planeta.
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Vários meios de comunicação: TV, Internet (computador), Jornal, Telefone
Há mais palavras no ar, há mais informações por toda parte, há imagens coloridas em todas coisas. Vemos um automobilista ganhar uma corrida na Europa, no exato momento em que ele cruza o ponto de chegada. Vemos a catástrofe poucas horas depois que ela ocorreu. Vemos a assinatura do acordo de paz no instante em que os estadistas se apertam as mãos. Vemos o mundo acontecer, aqui e agora. Só porque estamos mais ricos de dados, imaginamos que estamos ricos interiormente. Com uma bagagem imensa nas mãos, queremos saber o que fazer com ela.
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Se nós não estamos interessados, de um modo pessoal, no sentido das coisas - e essa é a regra geral - os dados que nos chegam são destituídos de importância e não passam de frivolidade. Como se vê, a causa condiciona o efeito.
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Nos dia atuais, estamos cercados de informação. No rádio, na televisão, na internet, nos jornais, nas revistas. Tudo é fonte de informação e pesquisa.
Isso não quer dizer que esses meios de comunicação tenham modificado em qualquer aspecto o ser humano. Os que esperam o milagre estão pedindo uma dilatação de prazo na certeza de provar seu ponto de vista. A verdade é que, enquanto se pensar em termos de quantidade, nada poderá ser feito de fundamental nesse campo.
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A respeitabilidade, a coerência, a simplicidade - a solenidade não é necessária - são atributos essenciais aos veículos de informação. Uma publicação sensacionalista, um programa que explora o sentimentalismo não predispõem à compreensão do mundo em volta. Pelo contrário, estimulam a banalidade e incentivam a inconsequência, aumentando dentro do homem aquilo que um inspirado anônimo medieval chamou de "nuvem de ignorância."
Este artigo é uma porcaria e não presta pra nada. Até o meu é melhor, e eu ainda tenho 4 anos de idade..
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