O mais violento conflito armado que o mundo já viu, matou muitas pessoas e deixou um rastro bem extenso de destruição. Além dos que tombaram nas batalhas, milhões de judeus, ciganos, russos, homossexuais e comunistas foram mortos nos campos de concentração nazistas. Por que tanta violência? Por que um povo se sente no direito de eliminar fisicamente outro povo? Por que pessoas aceitam matar e morrer nas guerras?
Crianças judias no campo de concentração de Auschwitz |
Por incrível que pareça, isso foi só o começo.
Numa segunda etapa, os nazistas prendiam os judeus e os enviavam à campos de concentração. Essa barbaridade ecorreu em toda a Europa dominada pelos nazistas. Infelizmente, muitos indivíduos de diversos povos europeus colaboraram com esses atos criminosos.
Quando ficou evidente que a Alemanha perderia a guerra, os nazistas intensificaram o que chamaram des solução final. Os campos de concentração nazistas se tornaram verdadeiras máquinas de extermínio. Os soldados nazistas prendiam os judeus em imensos galpões fechados. Em seguida era liberado o gás venenoso Ziklon-B. Em poucos minutos, centenas de pessoas caíam mortas. Os guardas arrancavam dos cadáveres os dentes de ouro, os cabelos (para fazer recheio para colchões), a gordura (para fabricar sabão ordinário). A fábrica de cadáveres continuava sua macabra produção.
Pilha de cadáveres dos executados no campo de concentração de Buchenwald |
Nenhum comentário:
Postar um comentário