Há palavras de origem curiosas e que percorrem caminhos mais curiosos ainda até chegar à forma e ao significado que têm hoje.
Abaixo, algumas palavras e uma pequena explicação do porquê de receberem este nome.
Bermuda
A origem vem do arquipélago das Bermudas, localizado no leste dos EUA. Por volta de 1930 e 1940, havia uma lei que proibia as mulheres de mostrar as pernas. Então, elas inventaram um short que as cobria até a altura do joelho. A peça de roupa acabou levando o nome do lugar.
Coco
A fruta de origem africana, quando estava madura ou seca, se parecia com a cabeça de um monstro que os portugueses descreviam para fazer as crianças pararem de chorar e dormir. Chamavam-na de Coca, mas no Brasil ficou conhecida como Cuca. Por causa dessa semelhança, o nome da fruta ficou coco.
Decorar
A palavra vem da expressão “de cor”, que dignifica “de cabeça”, “de memória”. ”Cor” vem da palavra latina que se escrevia cor ou cordis e que dignifica “coração”, ou seja, a expressão quer dizer “saber com o coração”.
Brincar
A origem do verbo vem da palavra “brinco”, que tem dois significados: enfeite para as orelhas e tipo de aro que as crianças usavam para se divertir. Desse brinco que era usado para a diversão das crianças é que surgiu a palavra brincar.
Malária
As primeiras ocorrências da doença foram na Malásia, fazendo com que o nome da doença surgisse com base no nome do país onde ela teve origem.
Panqueca
Sanduíche
O nobre inglês John Montagu tinha o título de conde de Sandwich. Ele era viciado em jogo de baralho e chegou a passar 24 horas jogando, sem se levantar da mesa. O lorde só comia uma invenção criada pelo seu cozinheiro: fatias de carne entre duas torradas. Daí, o título de nobreza de Montagu passou a significar o alimento que comia durante as longas horas de jogatina.
Tênis
Nenhum comentário:
Postar um comentário