Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Como funciona o CD?

Canções, jogos eletrônicos, programas de computador... Tudo isso cabe em um CD. Não é para menos: o disco compacto (ou compact disk, em inglês, nome que originou a sigla CD) foi feito para guardar informações. Por que tantos dados podem ser colocados ali? E como são lidos depois?
Muitos aparelhos eletrônicos – como os computadores e os videogames – entendem uma linguagem própria, composta apenas pelos números 0 e 1. Por conta disso, programas, imagens, textos e muitas outras informações são gravados usando um monte de 0 e 1. Esses números são guardados em sequência no disco, e o computador, o aparelho de som ou o videogame, ao lê-lo, entende quais informações eles trazem: o aparelho de som toca a canção, o videogame apresenta um divertido jogo para disputar, o computador inicia um programa que precisa ser instalado.
Mas como os aparelhos eletrônicos leem o CD? Para tanto, eles contam com a ajuda da luz laser e de um equipamento chamado leitor de luz. A luz laser é lançada em direção às trilhas do CD – linhas gravadas no disco, onde estão escritos os dados que ele carrega – e, a partir dali, pode voltar forte ou fraca ao leitor de luz.

Se a luz laser volta forte, quer dizer que encontrou o número 1; se voltar fraca, achou o número 0. No primeiro caso, o leitor de luz deixa passar um sinal elétrico para o aparelho eletrônico em questão: o computador, o videogame ou o aparelho de som; do contrário, não. Com isso acaba contando ao equipamento a sequência de números de 0 e 1 que está gravada no CD. Como essa sequência nada mais é do que textos, imagens ou música escritos de outra forma, temos acesso à informação!
Você conseguiria decifrar qual palavra foi escrita com a sequência 01000101011110000110010101101101011100000110110001101111? Um editor de texto de computador identificaria a palavra “exemplo”. Vejamos com ele faz:
01000101  01111000  01100101  01101101  01110000  01101100  01101111
        E                   x                    e                  m                     p                        l                 o
Essa sequência de 0 e 1 poderia ser usada em um programa de música para tocar sons, em um programa de imagens para mostrar pontos e cores, em um videogame para dar um pulo. Arranhões, sujeira e gordura, porém, desviam a luz que foi lançada em direção às trilhas e atrapalham a leitura do disco. Assim sendo, devemos deixá-lo sempre limpo e protegido. É preciso cuidado, sobretudo com arranhões na parte de cima do CD, que podem danificar a trilha e impedi-lo de funcionar. Um desperdício, já que esse produto, bem conservado, dura até cem anos.


Curiosidade!
As trilhas do CD são gravadas em espiral e dão cerca de 20 mil voltas no disco. Se fossem esticadas, teriam cinco quilômetros de comprimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário