Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A Cultura Brasileira

Cristo Redentor, no estado do Rio de Janeiro: considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Sobre uma estrutura nacional, de origem portuguesa, bastante extensa e sólida para resistir mas que se beneficia das influências de culturas diferentes, desenvolve-se, pois, e se renova a cultura brasileira, segundo tendências e para direções mais conformes com a civilização atual. Entre a tradição marcadamente literária, senão retórica, persistente em boa parte, no mundo intelectual e político, e o espírito positivo e pragmático do homem contemporâneo, o ideal científico e técnico faz seu caminho, através de dificuldades e incompreensões, e não deixa de aumentar sua força de atração.

Dança baiana, muito influenciada pelos negros africanos

As resistências ao pleno desenvolvimento cultural resultam de vários fatores, entre os quais estão:

  • a enorme população de analfabeto;
  • os desníveis econômicos e culturais, de uma região para outra;
  • o baixo nível médio de cultura;
  • a separação entre as elites e as massas;
  • o hiato que se criou, entre o país legal e o país real, gerando uma montanha de indiferença e desconfiança, que separa governados de governantes.
As grandes influências para a formação da cultura e do povo brasileiro.

Bandeira brasileira

De um lado, as elites intelectuais que crescem quantitativa e qualitativamente, e se diversificam quanto ao número de atividades em que se ocupam, não têm ainda, para vencerem as distâncias que as separam das massas, os meios capazes de lhes ampliar o campo de influência e, portanto, de lhes fornecer uma penetração mais rápida em todas as camadas sociais.


A grande diversidade da cultura brasileira

De outro lado, as elites políticas, desemparelhadas, em sua maior parte, de cultura geral e política, e distanciadas, por isso mesmo, da realidade em que operam, e dos problemas que lhes compete resolver ou pôr em via de solução, fazem acrobacias de imaginação demográfica e de combinações partidárias, as mais extravagantes, para alcançarem as massas populares, inquietas e desiludidas.

Culinária brasileira: influências portuguesa, africana e indígena.


Trabalho de grafiteiros: Brasil

É essa certamente, uma fase crítica de transição de uma civilização para outra, de desordem econômica, de subversão de valores, de conflitos de ideais e tendências, em que o gênio brasileiro procura libertar-se de tradições já ultrapassadas, para acertar com os caminhos que possam levá-lo a dar, como já o tem conseguido em alguns setores, uma contribuição própria, original à cultura na América. não é essa perspectiva longínqua nem aspiração sem fundamentos.


Capoeira

A seiva de que se nutre e com que se tem renovado a cultura no Brasil, é bastante rica para estimular o reflorestamento da cultura literária e artística e imprimir vigoroso impulso ao desenvolvimento das ciências e da técnica que residem a base e constituem a força fecundante da nova civilização.

Dia 05 de Novembro
Dia da Cultura Nacional




Nenhum comentário:

Postar um comentário