Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

DIVERSIDADE CULTURAL


Repare ao seu redor: os seres humanos são diferentes um dos outros. Existem indivíduos altos e baixos, de olhos puxados ou arredondados, com os mais variados tons de pele, etc. As diferenças, porém, não se limitam a características físicas. As pessoas também têm hábitos, costumes, crenças religiosas, visões do mundo distintos. Mesmo dentro de um mesmo país, as diferenças existem. No Brasil, por exemplo, nordestinos, sulistas e nortistas têm tradições e hábitos culturais bem diversos.
A esse conjunto de diferenças damos o nome de diversidade cultural; trata-se de uma das maiores riquezas das sociedades humanas. Essa pluralidade é resultado da acumulação de experiências e de processos de aprendizagem verificados ao longo do tempo. Toda essa diversidade é considerada, pela Unesco, um patrimônio da humanidade.
No entanto, muitas pessoas insistem em ver o mundo de acordo com sua própria cultura apenas, e consideram seu modo de vida como o mais correto. Para elas, costumes e hábitos diferentes dos seus constituem práticas absurdas, engraçadas e até imorais. Essa atitude é chamada de etnocentrismo e pode culminar em guerras e até em extermínio de um povo pelo outro.

*O desrespeito dos europeus pela cultura dos povos que viviam no continente americano no século XVI provocou um dos maiores genocídios da história da humanidade. Civilizações inteiras foram extintas e muito do conhecimento desses povos desapareceu para sempre

Para que se construa um mundo mais pacífico e menos ganancioso é preciso que cada pessoa carregue em si próprio um pouco de respeito e tolerância!!! 

2 comentários: