Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Os tóxicos e a juventude


Há uma ou duas décadas atrás, o abuso de drogas era associado geralmente à pobreza e/ou marginalidade social. Por isso, era comum relacioná-lo com a privação. Agora, quando muitos jovens usuários de drogas provêm de famílias abastadas que têm dado a eles todas as possibilidades e recursos disponíveis, a ideia de privação nos parece algo absurda. Dizemos algo, porque na verdade é necessário pensar o que realmente significa privação. Muitos jovens que, aparentemente, dispõem de tudo sob o ponto de vista material, podem estar com um enorme deficiência daquilo que é mais necessário para o crescimento saudável: amor, compreensão e carinho. Aqueles que alegam que usam drogas porque vivem constantemente "chateados" estão realmente querendo dizer que eles estão deprimidos e apáticos porque faltam-lhes atividades interessantes que sejam realmente motivadoras e atraentes. Por outro lado, os que afirmam que usam as drogas para combater o "stress" ou tensão, estão querendo dizer que os problemas são uma sobrecarga quase insuportável e eles não conhecem nenhuma outra maneira de contorná-los, a não ser através dos tóxicos. Os que tomam as drogas como estimulantes (para se sentirem "altos") mostram que na nossa sociedade atual existem poucas oportunidades para puras e estimulantes alegrias dentro da monotonia da vida diária de cada um.
Nos países subdesenvolvidos, muitos jovens usam drogas porque se julgam marginalizados sem possibilidades de bons empregos e estudos. São os "pivetes", marginais de uma camada pobre da sociedade que coloca a criança, desde a mais tenra idade da compreensão, em contato com um mundo cruel e desumano, onde alguns poucos têm tudo ou quase tudo, e outros, os favelados e menores abandonados, não têm nada, ou quase nada.
Nos países em desenvolvimento, onde a situação social já é algo melhor, muitos jovens usam drogas, porque se sentem frustrados em suas aspirações e anseios. O "funil" dos exames vestibulares coloca milhares e milhares de jovens à margem dos estudos superiores. E esta legião de desiludidos frustrados e, potencialmente, um enorme fervedouro de usuários de drogas.
Nos países desenvolvidos e ricos, onde materialmente a maioria dos jovens têm quase tudo o que a moderna tecnologia pode lhes fornecer, nem por isso há menor número de usuários de drogas. Neste caso, o argumento já é, ao contrário, o aborrecimento de uma vida sem motivações reais, excesso de lazer e de conforto, uma sociedade de desperdício. O uso de drogas para esses jovens é muito mais um sinal de tédio de uma vida sem sentido e sem maiores aspirações.
Portanto, querer colocar o abuso de drogas no contexto da privação social é um ponto de vista completamente discriminatório e distorcido. Mesmo em países de mais elevado equilíbrio econômico e social. O problema existe e é grave.
Qualquer que seja a razão alegada pelos jovens para usarem as drogas, todos eles expressam, direta ou indiretamente, a necessidade de uma orientação por parte de seus pais e/ou educadores. eles (os jovens) têm muitas perguntas sobre as drogas, sobre si próprios e também a respeito do mundo onde vivem. Estas perguntas necessitam ser respondidas em cooperação com os adultos que respeitam os pontos de vista dos moços, que tenham uma boa perspectiva do problema e também um bom conhecimento sobre as drogas em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário