Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O amplo conteúdo da Cultura


Pela linguagem, pode um indivíduo transmitir a outro quase toda sua experiência. Mas, em mesma, essa possibilidade nunca teria permitido a incrível riqueza da herança humana. A capacidade individual de aprender tem limites. As culturas podem atingi sua riqueza de conteúdo porque são levados avante por grupos de indivíduos, isto é, por sociedades.

Aristóteles

Costumava-se dizer que Aristóteles foi o último homem a possuir a soma total dos conhecimentos de seu tempo. De sua época em diante, o acúmulo tornou-se grande demais. A afirmativa é absurda mesmo à primeira vista, porque já na época de Aristóteles existiam milhares de culturas das quais ele nem sequer a existência, quanto mais o conteúdo. Aristóteles certamente não sabia atirar um boomerang nem obter a tinta do jenipapo. 


Mesmo tomando a cultura grega como expressão total do saber humano, seria impossível conhecê-la integralmente. Pode ser que Aristóteles tenha conhecido tudo a respeito da filosofia, da literatura, e da arte, mas provavelmente não saberia forjar, temperar uma espada, fazer uma armadilha para lobos ou dizer em que ponto podem ser encontrados mais facilmente os lúcidos. 

Conhecimento

O conhecimento dessas coisas fazia parte da cultura grega, tanto quanto as peças de Eurípedes ou as especulações de Platão: cada uma delas, entretanto, era conhecida em todos os detalhes somente por uma pequena parte da população participante dessa cultura. Então como agora, a sociedade se compunha de grupos de especialistas, cada grupo usando e transmitindo certos elementos da cultura deixando outros elementos a outros grupos.

Várias faces, vários costumes, várias raças compõem esse grande
  "caldeirão de diversidade" chamado Terra

É duvidoso que tenha jamais havido um homem que possuísse conhecimento completo da cultura da sociedade em que viveu. E não há necessidade de tentar-se adquirir tão compreensivo conhecimento. O sapateiro pode gozar da vantagem dos instrumentos de ferro, sem aprender o ofício de ferreiro; e o escritor pode ter seus trabalhos impressos de forma permanente, sem se preocupar com os processos de composição tipográfica, fabrico de papel e o mais que constitui as preliminares da publicação.

 
                           Diversidade Cultural

Cada membro de uma sociedade precisa conhecer intimamente apenas a parte da cultura total necessária para adaptar-se e preencher um determinado lugar na vida da sociedade. Isto quer dizer que o único limite à possibilidade de conteúdo de uma cultura é o conjunto formado pelas capacidades de aprender de todos os indivíduos que compõem a sociedade portadora da cultura em questão.


Na realidade, este limite nunca foi atingido, nem aproximadamente. Por mais rica ou complexa que seja uma cultura há sempre lugar para novos elementos.

Frases de grandes personalidades sobre "Conhecimento"

"A imaginação é mais importante que o conhecimento." (Albert Einstein)

"Aquele que analisou a si mesmo, está adiantando o conhecimento dos outros." (Denis Diderot)

"Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância." (Confúcio) 

"Investir em conhecimentos rende sempre melhores juros." (Benjamin Franklin) 

2 comentários:

  1. Falar de diversidade cultural é mergulhar em outras sociedades, outros mundos, outra cultura. Como vamos mudar o nosso pensar, que é super torto, se não respeitamos as diferenças? Pra que falar de Cultura se não somos capazes de perceber que outras pessoas precisam de atenção e são capazes de amar, lutar pela mudança e têm o direito de viver. Não devemos achar que somos melhores que outras pessoas, pois temos exatamente os mesmos direitos e vivemos numa mesma sociedade, só temos costumes, crenças e modos de pensar diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Cultura é a identidade de um povo, de uma civilização. É a prova do que acontece em uma sociedade, é a voz de um povo. Falar de cultura não é somente debater o assunto em si, mas é descobrir, é participar do assunto cultura.

    ResponderExcluir