Diversidade Cultural

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É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A importância da Leitura

"Há pessoas que leem de tudo e gostam de falar de tudo, mas pouco aproveitam do que 'engolem' e pouco sabem do que dizem. Outras pessoas já não se preocupam em consumir grandes quantidades de livros, mas são leitores sérios. Elas sabem que, para ser formadora, a leitura pressupõe uma intenção, uma vontade de crescer, uma procura. Sem esse espírito de busca, a leitura não é uma operação produtiva."


Bom Leitor

O bom leitor lê rapidamente e entende bem o que lê. Tem habilidades e hábitos como:
1. Lê com objetivo determinado.
Procura aprender certo assunto, repassar detalhes do que foi lido e responder as questões propostas no livro (didático).

2. Lê unidades de pensamento.
Abarca, num relance, o sentido de um grupo de palavras. Relata rapidamente as ideias encontradas numa frase ou num parágrafo.

3. Avalia o que lê.
Pergunta-se frequentemente: Que sentido tem isso para mim? Está o autor qualificado para escrever tal assunto? Está ele apresentando apenas um ponto de vista do problema? Qual é a ideia principal deste trecho? Quais seus fundamentos?


4. Possui bom vocabulário.
Sabe o que muitas palavras significam. É capaz de perceber o sentido das palavras novas pelo contexto. Sabe usar o dicionário e o faz frequentemente para esclarecer o sentido de certos termos, no momento oportuno.

5. Tem habilidades para conhecer o valor do livro.
Sabe que a primeira coisa a fazer quando se toma um livro é indagar de que se trata, atravé do título, sub-títulos encontrados na página de rosto e não apenas na capa. Em seguida lê os títulos do autor; editor do ivro; índice; "orelha dolivro"; prefácio; bibliografia citada. Só depois é que se vê em condições de decidir pela conveniência ou não da leitura. Sabe selecionar o que lê. Sabe quando consultar e quando ler.


6. Discute frequentemento o que lê com colegas.
Sabe distinguir entre impressões subjetivas e valor objetivo durante as discussões.

7. Lê assuntos variados.
Lê livros, revistas, jornais. Em áreas diversas: ficção, ciência, história etc. Habitualmente nas áreas de seu interesse ou especialização.


Mau Leitor

O mau leitor lê vagarosamente e entende mal o que lê. Tem hábitos como:
1. Lê sem finalidade.
Raramente sabe por que lê.

2. Lê palavra por palavra.
Pega o sentido da palavra isoladamente. Esforça-se para juntar os termos para poder entender a frase. Frequentemente tem de reler as palavras.

3. Acredita em tudo que lê.
Para le tudo que é impresso é verdadeiro. Raramenete confronta o que lê com suas próprias experiências ou com outras fontes. Nunca julga criticamente o escritor ou seu ponto de vista.



4. Possui vocabulário limitado.
Sabe o sentido de poucas palavras. Nunca relê uma frase para pegar o sentido de uma palavra difícil ou nova. Raramente consulta o dicionário. Quando o faz, atrapalha-se em achar a palavra. Tem dificuldade em entender a definição das palavras e em escolher o sentido exato.

5. Não possui nenhum critério técnico para conhecer o valor do livro.
Nunca ou raramente lê a página de rosto do livro; o índice; o prefácio; a bibliografia etc., antes de iniciar a leitura. Começa a ler a partir do primeiro capítulo. É comum ignorar o autor, mesmo depois de terminada a leitura. Jamais seria capaz de decidir entre leitura e simples consulta. Não consegue selecionar o que vai ler. Deixa-se sugestionar pelo aspecto material do livro.


6. Raramente discute com colegas o que lê.
Quando o faz, dixa-se levar por impressões subjetivas e emocionais para defender um ponto de vista. Seus argumentos, geralmente, derivam da autoridade do autor, da moda, dos lugares comuns, das tiradas eloqüentes (convincentes, persuasivas), dos preceitos.

7. Está condicionado a ler
sempre a mesma espécie de assunto.


Vamos ler mais!

Um comentário:

  1. Esse artigo sobre leitura nos faz refletir sobre sua essencial importância no nosso dia-a-dia. Quem não tem leitura, não sabe o que é viver a vida com senso crítico, com aliberdade de se expressar sem que alguém coloque a mão em sua boca e diga que reivindicar seus direitos é inadimissível na sociedade. A leitura não é só uma capacidade humana, é um dom concebido através do esforço de querer aprender e a persistência contínua dos que ainda veem nesse mundo uma esperança de mudança.

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