Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A ESCOLHA DA PROFISSÃO


“Quando a tarefa de cada dia é feita com amor - e isso inclui toda ação e o trabalho de sustento -, há uma renovação constante em quem faz e naquilo que é feito.”

                                                                                          Luis Carlos Lisboa

Profissão é a atividade econômica que desempenhamos para obter meios de subsistência. Existem, no mercado de trabalho, inúmeras profissões. Escolher a mais adequada e preparar-se para exercê-la são atitudes fundamentais a serem tomados por todos os jovens. Uma profissão mal escolhida terá conseqüências desastrosas por toda a vida de uma pessoa, com graves repercussões não apenas no campo econômico, mas também no campo psicológico.
No atual momento, são imensos os problemas que as pessoas enfrentam para escolher, de forma correta, as profissões que pretendem desempenhar no futuro. Especialmente nas metrópoles de alta concentração demográfica, profissões tradicionais, com médico, engenheiro, advogado já saturam o mercado de trabalho. 
De fato a escolha profissional é um quebra-cabeça de difícil solução. Além disso, não há fórmulas prontas para que possam ser usadas para a escolha da profissão. Os testes vocacionais servem apenas para indicar ou sugerir possibilidades, mas não podem ser tomados com bússola absoluta que conduz rumo ao sucesso.
Para quem procura o caminho de sua profissão, oferecemos uma orientação de caráter genérico, que precisa ser adaptada a cada caso específico.
Na escolha profissional, assim com em outras decisões importantes da vida, é necessário fazermos um duplo movimento de reflexão: um movimento voltado para o nosso próprio Eu, e voltado também para a realidade objetiva do mundo em que vivemos. Em outras palavras, é preciso que a pessoa procure:
  • Auto conhecer-se: isso implica refletir profundamente sobre suas potencialidades interiores, sobre sua real capacidade física e mental, sobre suas inclinações e preferências pessoais.
  • Avaliar a realidade: isso implica refletir ponderadamente sobre a situação concreta do mercado de trabalho, analisar as tendências da economia, sentir as limitações e possibilidades da profissão, sintonizar-se com o tempo em que vive.
Charge com diversas representações de
profissões.
A escolha da profissão adequada deve nascer da síntese de autoconhecimento e da avaliação da realidade objetiva. É preciso equilibrar aquilo que queremos com aquilo que podemos, combinar razão e emoção, levar em conta o Eu sem esquecer o Mundo. Embora a escolha seja quase sempre difícil, não é algo que possa ser transferido a outras pessoas, pois precisa ser resolvido no íntimo de cada um de nós.















Um comentário:

  1. A escolha de uma profissão deve ser levado muito à sério. Não devemos nos precipitar no momento da escolha. Devemos pesquisar, procurar saber um pouco mais sobre o que realmente vamos fazer; não podemos estudar para exercer uma profissão só porque alguém disse que é bom ou que terá bons resultados. Esta decisão deve ser tomada por nós, através do conhecimento obtido e a ciência de que aquele trabalho irá nos proporcionar prazer e satisfação.

    ResponderExcluir