Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ETIMOLOGIA



Há palavras de origem curiosas e que percorrem caminhos mais curiosos ainda até chegar à forma e ao significado que têm hoje.
Abaixo, algumas palavras e uma pequena explicação do porquê de receberem este nome.

Bermuda

A origem vem do arquipélago das Bermudas, localizado no leste dos EUA. Por volta de 1930 e 1940, havia uma lei que proibia as mulheres de mostrar as pernas. Então, elas inventaram um short que as cobria até a altura do joelho. A peça de roupa acabou levando o nome do lugar.

Coco

A fruta de origem africana, quando estava madura ou seca, se parecia com a cabeça de um monstro que os portugueses descreviam para fazer as crianças pararem de chorar e dormir. Chamavam-na de Coca, mas no Brasil ficou conhecida como Cuca. Por causa dessa semelhança, o nome da fruta ficou coco.

Decorar

A palavra vem da expressão “de cor”, que dignifica “de cabeça”, “de memória”. ”Cor” vem da palavra latina que se escrevia cor ou cordis e que dignifica “coração”, ou seja, a expressão quer dizer “saber com o coração”.

Brincar

A origem do verbo vem da palavra “brinco”, que tem dois significados: enfeite para as orelhas e tipo de aro que as crianças usavam para se divertir. Desse brinco que era usado para a diversão das crianças é que surgiu a palavra brincar.

Malária

As primeiras ocorrências da doença foram na Malásia, fazendo com que o nome da doença surgisse com base no nome do país onde ela teve origem.

Panqueca

Essa palavra vem do inglês pancake, que, traduzindo, quer dizer bolo de panela.

Sanduíche

O nobre inglês John Montagu tinha o título de conde de Sandwich. Ele era viciado em jogo de baralho e chegou a passar 24 horas jogando, sem se levantar da mesa. O lorde só comia uma invenção criada pelo seu cozinheiro: fatias de carne entre duas torradas. Daí, o título de nobreza de Montagu passou a significar o alimento que comia durante as longas horas de jogatina.

Tênis

O esporte, inventado na Inglaterra, surgiu por causa dos gritos dos franceses. Quando eles batiam na bola diziam “tenez”, que em francês quer dizer “tome, pegue”. Os ingleses gostaram do que os franceses gritavam e batizaram o esporte com o nome, que traduzido para o inglês ficou tennis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário