Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Por que a barriga ronca quando temos fome?

A hora do almoço nem chegou e parece que tem um monstro dentro da barriga. O bater das panelas na cozinha e o cheiro da comida que toma conta da casa só aumentam a fome e, como consequência, as reclamações do seu estômago. Mas por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?
Tudo começa com a visão e o olfato. Quando vemos a comida ou sentimos o seu cheiro, nosso sistema nervoso central é acionado e uma mensagem sai do cérebro rumo ao tubo digestivo dizendo: comida à caminho!
Mensagem devidamente enviada, os órgãos começam a se preparar para receber os alimentos. Nossa boca enche-se de saliva, que tem muitas funções. Entre elas, a de reunir e lubrificar os alimentos triturados para poderem ser engolidos e seguirem para o estômago. Esse, por sua vez, produz ácidos e também enzimas, iniciando a digestão. Estômago e intestino delgado fazem, também, um movimento chamado peristáltico, que irá conduzir a comida rumo ao intestino grosso.
O estômago e o intestino delgado começam a se contrair e relaxar várias vezes. Ao se moverem dessa maneira, “sacodem” gases e líquidos contidos em seu interior fazendo barulho: é o ronco da barriga. Dentro de limites, quanto maior for a nossa fome e quanto mais apetitoso for um determinado quitute, mais movimento fará o tubo digestivo e mais alto será o ronco da nossa barriga.
Saiba, porém, que sempre é possível ouvir o barulho feito pela barriga. Isso porque ele é constante no dia-a-dia das pessoas. Se encostarmos o ouvido ou um estetoscópio na barriga de alguém, com certeza irá ouvir o burburinho produzido pelos movimentos do tubo digestivo.


Agora que sabemos como trabalha o organismo ao receber os alimentos, não daremos alarmes falsos para nosso corpo. Afinal, quando vemos ou sentimos o cheiro de comida, o nosso organismo começa a se preparar para a chegada de alimento. O estômago secreta ácidos e, se eles não forem utilizados na digestão dos alimentos que deveriam chegar, podem produzir, em longo prazo, irritações e até lesões no tubo digestivo, como gastrite e úlceras. Então, não fujamos das refeições: comamos com gosto e moderação alimentos saudáveis. E bom apetite!

Um comentário: