Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Entre o novo e o velho

Auto-retrato na fronteira do México com os Estados Unidos,
da pintora mexicana Frida Kahlo (1932).
Os símbolos da modernidade convivem com os da tradição.


Repare na pintura da artista plástica Frida Kahlo. Ela expressa o sentimento dividido dos intelectuais de esquerda mexicanos nas primeiras décadas do século XX. A própria Kahlo está com um elegante vestido rosa, uma bandeira do México na mão. À esquerda, a paisagem mexicana: forças da natureza (Sol, lua, raios, flores, pedras) e herança da cultura indígena (estátuas e templos astecas); à direita, a bandeira dos EUA, as fábricas, fumaça poluente, tecnologia (motor, lâmpada, alto-falante).
Os dois lados apresentam coisas interessantes. Conseguiria o México se tornar um país capaz de absorver a tecnologia e o desenvolvimento econômico sem destruir o que havia de bonito e vigoroso nas tradições culturais de seu povo? De certo modo, um dilema de toda a América Latina no século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário