Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A natureza violada pela Industrialização

Mico-leão-dourado
A industrialização significou um avanço tecnológico extraordinário. As invenções que marcaram a Segunda Revolução Industrial, como a  produção da eletricidade e o motor de combustão interna, trouxeram benefícios inquestionáveis à vida humana no planeta. Essas conquistas, no entanto, não se fizeram sem dor.

Panda gigante
Com a Revolução Industrial, consolidou-se a separação entre o ser humano e a natureza, e acelerou-se, como nunca visto antes, a exploração predatória dos recursos naturais. A natureza, então transformou-se num objeto a ser manipulado pela técnica, a serviço do aumento da produção e do lucro.
A seguir um trecho dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que trata do assunto:
"Nos últimos, um modelo de civilização se impôs, alicerçado na industrialização, com sua forma de produção e organização do trabalho, a mecanização da agricultura, o uso intenso de agrotóxicos e a concentração populacional nas cidades. [...]
Recursos não-renováveis, com o petróleo, ameaçam escassear. De onde se retirava uma árvore, agora se retiram centenas. Onde moravam algumas famílias, consumindo escassa quantidade de água e produzindo poucos detritos, agora moram milhões de famílias, exigindo a manutenção de imensos mananciais e gerando milhares de toneladas de lixo por dia."

Rio contaminado por mineração de mercúrio
Muitos animais estão ameaçados de extinção devido à caça predatória e à destruição de seu habitat natural. É o caso dos pandas gigantes, que sofrem com a conversão de se habitat, as florestas de bambu da China e do Tibet, em áreas agrícolas. No Brasil, o mico-leão-dourado também está ameaçado de extinção devido à perda de seu ecossistema natural, a Mata Atlântica, e ao tráfico de animais.
As florestas temperadas e boreais, que recobrem vastas extensões da América do Norte e da Europa, são a formação vegetal mais devastada do planeta. As espécies vegetais que compunham essas florestas foram intensamente exploradas devido à demanda de carvão e de áreas novas para a produção agrícola.

Exploração de madeira
Atualmente, as florestas tropicais têm sofrido o imenso processo de depredação. Na Floresta Amazônica, o desmatamento resulta principalmente da exploração de madeira e da expansão agropecuária.
Em todo o planeta, a qualidade da água está comprometida em virtude da poluição causada pelo lançamento de esgotos residenciais e de resíduos provenientes das atividades industriais e agrícolas. 


"Preservar o que resta da natureza é o mínimo que podemos fazer para não ver essa grande diversidade natural desaparecer."

Um comentário: