Diversidade Cultural

Diversidade Cultural
É preciso que saibamos respeitar as diferenças!!!!

Bem vindos ao Blog da Tolerância!

Rico em imagens e conteúdo informativo e educativo, o Blog da Tolerância tenta passar para os leitores, a importância do simples ato de respeitar e tolerar as diferenças, sejam elas, econômicas, sociais, religiosas e referente à orientação sexual. O mundo precisa de pessoas mais tolerantes e compreensivas!!!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Psicanálise freudiana

Sigmund Freud (1856-1938) formou-se em Medicina e teve sua formação cultural na Viena da belle époque (o elegante final do século XIX). Foi criador da Psicanálise, uma ciência que influenciou milhões de mulheres e homens do século XX.
A Psicanálise estuda a vida psíquica. Você já deve ter ouvido falar de gente que procura um psicanalista para resolver problemas psicológicos e emocionais. Há muitos exemplos: pessoas que sofrem por causa da timidez excessiva, ou por serem muito ciumentas, ou que vivem brigando com as outras, ou que se sentem angustiadas, ou manifestam problemas sexuais, ou têm medo exagerado de lugares fechados ou se sentem inseguras e inferiores, e por aí vai.
O surrealismo foi muito influenciado
pelas ideias de Freud. Os quadros de Salvador Dalí
são concebidos com a lógica do sonho.
A Psicanálise mostra que não temos consciência de tudo aquilo que acontece em nossa mente. Porque existe uma parte inconsciente que determina nossas vidas. Muitas de nossas angústias são provocadas pelo inconsciente. Por isso é tão difícil superá-las.
A obra de Freud é vasta. Além de demonstrar como nossa mente e nossas atitudes são influenciadas pelo inconsciente, ele indicou também a importância da libido (as energias sexuais) para formação da personalidade do indivíduo. Chocou a sociedade europeia da época ao afirmar que, desde bebês, nós já temos uma vida sexual ativa (o prazer do bebê é oral: satisfaz-se mamando). Revelou o célebre complexo de Édipo, que faz parte do desenvolvimento da sexualidade e da personalidade de todas as crianças. É o momento em que o menino deseja sexualmente a mãe (e a menina, a seu pai) e esbarra nas proibições sociais.
Freud acreditava que grande parte das angústias e até das neuroses das pessoas é provocada pela repressão inconsciente das pulsões sexuais. Mas como identificar os conflitos  inconscientes que provocam tanto desconforto nas pessoas? Não adianta se concentrar ou puxar pela memória. Afinal, estão inconscientes, não é mesmo? O caminho são técnicas psicanalíticas especiais. Uma delas é a interpretação dos sonhos. Freud achava que os sonhos são manifestações simbólicas do inconsciente. Interpretando os símbolos, o psicanalista poderia desvendar o inconsciente do paciente.
Freud, o criador da Psicanálise. PublicouA Interpretação dos sonhos, em 1900.
Muito do que o século XX aprendeu sobre a sexualidade,
o inconsciente e as neuroses deve-se
às suas obras científicas. Mas também já se falou muita bobagem
em nome dele.
Freud jamais defendeu a ideia de que, se "o desejo não pode ser reprimido", todas as pessoas deveriam fazer o que bem quisessem. Ao contrário, dizia que aqueles que não admitem limites para a satisfação de seus impulsos, que acham que todas as regras são representadas são "repressoras" e "castradoras", têm uma personalidade infantil, um amor exagerado por si mesmos (narcisismo). São egoístas e psiquicamente pouco evoluídos. Porque a civilização nasceu da capacidade humana de se auto-impor limites e de transformar o desejo e a agressividade em grandes realizações materiais e culturais.
Originalmente, a Psicanálise era uma ciência altamente crítica. por meio dela, as pessoas deveriam se autoconhecer para se autotransformar. Mas, depois da morte de Freud, surgiu um tipo de técnica psicanalítica nos EUA que ajustava o indivíduo para que se conformasse à sociedade. Para os críticos, esse tipo de terapia, que ainda predomina nos consultórios psicanalíticos de quase todo o mundo, traiu o objetivo freudiano. Seu objetivo é fazer com que as pessoas passem a amar a si mesmas a ponto de aceitar o mundo como está ("Eu me amo, então o mundo é maravilhoso.")

Nenhum comentário:

Postar um comentário